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20 de Abril de 2024

Comissão aprova pacote de 20 projetos sobre trânsito

Publicado por Atualização Direito
há 7 anos


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou um pacote de 20 projetos sobre trânsito, que estabelecem normas a respeito da velocidade das vias e do funcionamento dos recursos para multas. A Comissão de Viação e Transportes, que analisou os projetos antes, juntou tudo em um texto alternativo. Uma das propostas permite que o motorista que receber uma multa só pague o débito depois de esgotados todos os recursos. O infrator só será obrigado a pagar a multa antes se não apresentar recurso em sua defesa no prazo estabelecido ou se o recurso for negado pela Junta Administrativa de Recursos de Infração, órgão existente em cada Detran. As decisões da Junta deverão ser justificadas, o que não é obrigatório hoje em dia. E se o recurso não for julgado em 120 dias, a infração será arquivada.

Se esta lei já estivesse aprovada, o radialista Carlos Mendes não teria passado um ano recorrendo a dois órgãos de trânsito de Brasília. Ele teve o carro furtado e os ladrões avançaram um sinal vermelho. Carlos recuperou o carro, mas ganhou a multa. Pagou, depois conseguiu comprovar que não tinha sido o autor da infração, mas ficou com o prejuízo.

"Me falaram depois que eu ia ser ressarcido não em dinheiro, mas eles iriam me devolver nas próximas multas que eu tivesse, na verdade também não aconteceu, nunca me devolveram e eu fiquei aí, eu acabei deixando de lado, não voltei mais a procurar saber"

Outra proposta do pacote de projetos determina que o motorista infrator terá que receber as multas em casa e assinar um recibo. Para o engenheiro civil e doutor em Transportes Eliezer Bulhões, é um retrocesso.

"Imagina como se daria esse processo da pessoa receber a multa em casa, primeiro, ela tem que estar em casa e assinar um termo que você recebeu. Isso vai contra todo o processo eletrônico que nós temos hoje, a evolução dos processos eletrônicos. Você acaba criando mais um artifício para que as pessoas não respeitem as leis de trânsito"

O deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), foi o relator das propostas na CCJ. Ele acha que multas nem sempre são a melhor solução.

"Não adianta a gente querer apenas multar, aplicar multas, se a gente não tem como educar as pessoas que estão nas rodovias e ruas brasileiras"

Já para o deputado Hugo Leal (PSB-RJ), boa parte dos projetos são antigos e as discussões dos temas estão ultrapassadas. Ele defende uma atenção maior ao Plano Nacional de Redução das Mortes e Lesões no Trânsito. Para isso, segundo o deputado, é preciso que estados e municípios prestem contas sobre a destinação do dinheiro das multas.

"É isso que nós temos que cobrar, se os recursos das multas estão sendo aplicados, se as pessoas estão tendo acesso efetivamente ao que significa essas multas"

O pacote de propostas aprovado pela CCJ também inclui avisos aos motoristas sobre mudanças de velocidade em estradas que tenham radares fixos ou móveis. Tanto o texto alternativo quanto os 20 projetos ainda precisam ser analisados pelo Plenário da Câmara.

Fonte: Agência Câmara Deputados

Para aprender como recorrer corretamente das multas de trânsito, clique aqui!

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8 Comentários

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De todas as medidas cabíveis para coibir as infrações de trânsito, não vi nenhum projeto a respeito, órgão fiscalizador dos auto escolas.
A educação no trânsito deve começar na raiz, com auto escolas capacitados, instrutores realmente capacitados para ensinar alguém a dirigir.
O que vemos hoje, são instrutores ineficazes, basta ver o número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, especifiquei esta categoria por ser esta a mais chamativa.
É um absurdo ouvir de um instrutor - moto foi feito para andar no corredor.
Não quero dizer com isso que, Todos auto escolas e Todos instrutores não estão capacitados para tal, mas infelizmente, a indústria da habilitação visa o dinheiro e não a boa circulação viária. continuar lendo

Embora os motociclistas representem a grande maioria das vítimas de trânsito, na sua grande maioria, constata-se que os acidentes com motociclistas envolvem carros e motos. O motociclista é a principal vítima por ser a parte mais exposta e menos protegida nas ocorrências. Talvez corredores para motocicletas, a exemplo do que ocorre com ônibus e bicicletas fosse mais eficiente. continuar lendo

"Me falaram depois que eu ia ser ressarcido não em dinheiro, mas eles iriam me devolver nas próximas multas que eu tivesse, na verdade também não aconteceu, nunca me devolveram e eu fiquei aí, eu acabei deixando de lado, não voltei mais a procurar saber"

Se lermos as entrelinhas, concluiremos que as autoridades de trânsito tem certeza e consciência de que você frequentemente vacilará - se é que para se receber uma multa há necessidade de vacilar - independentemente de quão disciplinado ou cauteloso você seja no trânsito; afinal, a lei é elaborada com o objetivo primário de arrecadar e, por isso, é impossível de ser cumprida na sua integralidade.

Imagine comigo se dispuséssemos de meios tão automáticos, ágeis e eficientes de impor através de multas o cumprimento das garantias constitucionais - pelo menos as mais básicas e essenciais à vida - na mesma proporção que o governo nos impõe obrigações e nos penaliza pelo descumprimento das mesmas... continuar lendo

"Não adianta a gente querer apenas multar, aplicar multas, se a gente não tem como educar as pessoas que estão nas rodovias e ruas brasileiras"

Acho que isso é tudo! continuar lendo

Perfeito sua colocação.

Infelizmente a educação no trânsito nesse país só se faz quando se meche no bolso dos condutores.

Em todas as pesquisas que se faz por que usam cintos de segurança, capacete, faróis acesos etc, são unânimes na resposta -"por que dá multa".

Ninguém responde porque é seguro.

Precisamos investir na Disciplina Consciente, aquela que o cidadão tem em seu benefício de outros.

Se fizermos uma enquete com os motoristas - O que é Direção Preventiva?

A maioria responderam - Saber dirigir com cuidado no trânsito.
Correto será - Motorista prudente que abre mão do seu direito em prol daqueles que não o são.

Sua colocação está correta - educar, começar por onde? continuar lendo

Sem falar na colocação de radares móveis para surpreender o motorista com velocidades ridículas para uma autoestrada. Na Tamoios fui multado duas vezes por estar a 80 km/h, porque colocaram um radar móvel com velocidade máxima de 60 km/h... 60 km/h numa autoestrada! É uma indústria da multa, é para pegar desprevenido o motorista com velocidades ridículas para arrecadar. continuar lendo