Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Aprovada inclusão de agentes de trânsito entre profissões perigosas

Publicado por Atualização Direito
há 6 anos


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta terça-feira (8) o Projeto de Lei 447/15, do deputado Décio Lima (PT-SC), que inclui a fiscalização de trânsito, operação ou controle de tráfego de veículos terrestres entre as atividades consideradas perigosas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-Lei 5.452/43).

Como tramita em caráter conclusivo, o projeto está aprovado pela Câmara e deve seguir para análise do Senado.

Conforme o texto aprovado, esses trabalhadores se submetem a situações de constante perigo pela exposição em cruzamentos e em estações de passageiros, além do risco de morte durante operações de fiscalização (“blitze”).

Atualmente, a lei estabelece como atividades perigosas as que têm exposição permanente do trabalhador a inflamáveis, explosivos ou energia elétrica, por exemplo.

O relator da proposta, deputado Patrus Ananias (PT-MG), recomendou a aprovação, mas fez modificações para deixar mais claro o texto. A versão original colocava os agentes na mesma categoria de risco a que estão sujeitos os profissionais de segurança pessoal ou patrimonial, como roubos e outras espécies de violência física. “Tecnicamente não é adequado inserir os agentes das autoridades de trânsito nesse meio, mas sim acrescentar novo inciso para tratar especificamente desses profissionais”, disse.

A categoria contabiliza cerca de 15 mortes por ano. Essa média é, proporcionalmente, maior do que as de vítimas nas Forças Armadas e na Polícia Militar.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Saiba mais sobre multas de trânsito AQUI.

  • Publicações413
  • Seguidores1189
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1296
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovada-inclusao-de-agentes-de-transito-entre-profissoes-perigosas/518900002

Informações relacionadas

Sergio Campos de Almeida, Advogado
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Reclamação Trabalhista - Adicional de Periculosidade

Paulo Barros, Operador de Direito
Notíciashá 7 anos

Guardas municipais e Agentes de trânsito poderão ter aposentadoria especial

Thiago  Marinho, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo Ação- Saque integral FGTS - Coronavírus

Senado
Notíciashá 7 anos

Aposentadoria especial para guardas municipais e agentes de trânsito tramita na CCJ

Câmara dos Deputados
Notíciashá 12 anos

Comissão aprova porte de arma para agentes de trânsito em serviço

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)