Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Projeto acaba com o uso de ‘excelência’ e ‘doutor’ no tratamento a autoridades

Publicado por Atualização Direito
há 6 anos

Projeto de Lei (PLS 332/2017) para acabar com o “Vossa Excelência” e todos os outros pronomes de tratamento direcionados às autoridades, com exceção das palavras “senhor” e “senhora” aguarda escolha de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A proposta que põe fim ao modo cerimonioso de tratar detentores de cargos públicos foi apresentada em setembro do ano passado pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR) depois que a procuradora da República Isabel Vieira protestou, ao ser chamada de “querida” pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em depoimento ao juiz Sérgio Moro, no Paraná. Ela exigiu a forma protocolar devida.

Requião diz, na justificativa do projeto, que chamar juízes, procuradores e políticos de “excelência” ou “doutor” é um contrassenso à democracia, pois as autoridades devem estar a serviço do povo.

“Verificam-se incabíveis, em uma democracia, a continuidade de tratamento protocolar herdado da monarquia. Na democracia, todos são iguais ou pelo menos deveriam ser”, argumenta o parlamentar.

Conforme o projeto, fica proibido o uso de pronomes de tratamento, excepcionadas as palavras “senhor” e “senhora” em correspondências e documentos oficiais.

A proposta também autoriza o cidadão a utilizar as palavras “você” ou “tu” quando dirigir-se a qualquer detentor de cargo público ou mesmo optar por não usar qualquer pronome de tratamento ao falar com autoridades. Qualquer exigência nesse sentido feita por servidores ou detentores de cargos públicos, expressa ou velada, será configurada como crime de injúria discriminatória, punível com a pena prevista no art. 140, § 3º do Código Penal: reclusão de um a três anos e multa.

A ideia, segundo Requião, é assegurar tratamento igual para todos e “evidenciar para o cidadão mais simples que ele não é menor do que o presidente da República”. Segundo o senador, o único direito que autoridades têm é de serem respeitadas:

“Creio que, quando Lula chamou a Procuradora da República de ‘querida’, deu um bom exemplo de cordialidade e respeito que deveriam permear as relações humanas. É possível, porém, que ela não fosse do tipo de desejasse ser querida, mas que fosse do tipo que prefere ser chamada de ‘excelência’. Vaidade das vaidades. A verdadeira excelência de um ser humano revela-se, antes de tudo, por meio de sua humildade”, diz Requião em sua justificativa.

Com base no projeto de Requião, o Senado abriu uma enquete no Portal e-Cidadania para saber a opinião das pessoas sobre o assunto. Até agora, 4.093 se posicionaram a favor da ideia do senador, ante 560 contra.

Como receberá decisão terminativa na CCJ, poderá seguir para a Câmara dos Deputados se for aprovado e não houver recurso para que seja votado pelo Plenário do Senado.

FONTE: Senado Notícias

Veja também:

Curso como recorrer das multas de trânsito

Tenha acesso a mais de 1300 modelos de recursos de multas de trânsito

Teoria e prática revisão de juros

  • Publicações413
  • Seguidores1189
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4933
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-acaba-com-o-uso-de-excelencia-e-doutor-no-tratamento-a-autoridades/539852439

Informações relacionadas

Mayara Vasco, Advogado
Modeloshá 2 anos

[Modelo] - Pedido de Expedição de Ofícios Localização de Bens do Executado

Jessica Francis, Advogado
Modeloshá 6 anos

Modelo - Expedição de Oficio

Welinton Josue de Oliveira, Advogado
Modeloshá 6 anos

Modelo de Carta Arbitral

87 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Trata-se de mais uma bobagem legislativa, porque não se acaba com a tradição por decreto! Qual a sanção se a lei for desobedecida? Melhor seria se o senador sugerisse que certas autoridades que povoam os poderes da República, em vez de serem tratadas por Vossa Excelência, passassem a ser chamadas de Vossa Excrescência. continuar lendo

Entrei para ver quem tinha proposto um projeto tão idiota.

Roberto Requião?

Sou do Paraná, e atesto com conhecimento de causa, nada de novo no mundo... continuar lendo

Talvez por não ser do Direito, não considero bobagem coisíssima nenhuma. Exigir um tratamento diferenciado distancia E MUITO uma autoridade da população que ela "diz" defender. E qualquer coisa que acabe com essa distância é útil para construir uma sociedade livre, justa e solidária (não é isso que está na constituição?).

A motivação para o projeto de lei, não concordo. No ambiente em que se encontrava Lula, no mínimo "Senhora". É uma questão de formalidade. Agora, não se pode negar o desejo sincero da população em por fim a esse "sistema de castas" governamental. continuar lendo

Ricardo Becker, Mas se acaba com a impafia e com a obrigatoriedade continuar lendo

Exatamente, Ricardo. Pura falta de assunto. continuar lendo

Nunca me senti obrigada a chamar NINGUÉM de excelencia, Pedro. continuar lendo

Muito útil mesmo esse projeto de lei. Vivemos na Suécia, não temos outros problemas. continuar lendo

Certissima Valéria. Será que alei inclui os legisladores???? continuar lendo

Perfeito ! Tá na hora de acabar com essa escrotice monárquica. Não é mais possível que em pleno séc. XXI ainda temos de conviver com tais premissas vaidosas. E isso é em todos os segmentos. É Dr. Dra, Exa, pra todo lado ! Até o flanelinha, daqui a pouco, vai querer ser chamado de Exa. Parabéns ao Senador Requião pela proposta. Mas, diante do círculo de vaidades em que vive essa sociedade, creio que não passará da CCJ essa proposta, mas valeu a intenção ! continuar lendo

Tem algumas coisas que precisam acabar antes, Jr.. Tipo reeleição, em qualquer nivel e foro privilegiado. continuar lendo

Senhor e Senhora esta de bom tamanho. continuar lendo

Solução simples para quem trabalha com algum egocêntrico: chame qualquer um de doutor ... e aí doutor, como vai? ... uso do juiz ao faxineiro ... afinal ninguém pode me impedir de popularizar o motivo de status de alguns. continuar lendo

Faço isso, desde o pessoal da limpeza até os colegas não "deuses". continuar lendo