Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

“Princípio Lula”: Juiz do DF liberta acusado de roubo com base em decisão do STF

Publicado por Atualização Direito
há 6 anos

O juiz de Direito Osvaldo Tovani, da 8ª vara Criminal de Brasília/DF, revogou a prisão preventiva de um homem acusado de roubo. A decisão, da última sexta-feira, 23, atende ao pedido ministerial feito pelo promotor de Justiça do DF Valmir Soares Santos.

No pedido, o promotor assevera que o acusado aguarda a produção de laudo pericial com o resultado do levantamento feito no veículo da vítima.

Assim, estando o acusado preso, o seu tempo de encarceramento não pode ser aumentado por culpa dos órgãos do Estado, ou seja, ausência de confecção do laudo pericial no tempo estabelecido.”

É neste momento que o promotor faz menção ao “princípio Lula”, que extraiu do resultado do julgamento do Supremo ocorrido na véspera do pedido. No caso do Lula, o plenário decidiuque, até o julgamento final do mérito do HC, o ex-presidente não poderá ser preso.

_________

Alvará de Soltura

Autos nº 00000207420188070006, 20180110034236

O (A) DOUTOR (A) OSVALDO TOVANI, MM. JUIZ (A) DE DIREITO da 8ª VARA CRIMINAL DE BRASÍLIA, na forma da lei,

MANDA

o (a) Diretor (a) do (a) Centro de Detenção Provisória-CDP que, visto este por ele (a) assinado e subscrito pelo Diretor de Secretaria, em seu cumprimento, ponha incontinenti em liberdade, se por outro motivo não estiver preso, a parte ..., Solteiro (a), nascido em 01/01/1993, em Brasília-DF BRASIL, filho de ... e ..., ID Nº .... SSP/DF, bem como forneça cópia da presente determinação à parte presa.

(...) Sendo assim, acolho a r. promoção Ministerial e revogo a prisão preventiva do acusado (art. 316 do CPP). Proíbo-o de manter contato, por qualquer meio, com a vítima e seus familiares, devendo manter o endereço atualizado e comparecer sempre que necessário, sob pena de novo decreto prisional. Expeça-se o alvará de soltura/mandado de intimação. (...)

Brasília - DF, sexta-feira, 23/03/2018 às 17h08.

Osvaldo Tovani

Juiz de Direito

Demais providências:

O Dr. OSVALDO TOVANI, Juiz de Direito da 8ª Vara Criminal de Brasília/DF, na forma da lei, etc.

MANDA o Sr. Oficial de Justiça a quem for este distribuído que, sob pena de desobediência, proceda a INTIMAÇÃO do (a) Réu (é) da medida cautelar imposta de,sob pena de novo decreto prisional, proibição de manter contato com a vítima e seus familiares, por qualquer meio de comunicação e comparecer sempre que necessário.

Fonte: Migalhas

Veja também:

Como recorrer de qualquer multa + modelos de recursos

1300 modelos de recursos de multas

Revisão de juros bancários

  • Publicações413
  • Seguidores1189
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações440
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/principio-lula-juiz-do-df-liberta-acusado-de-roubo-com-base-em-decisao-do-stf/560188028

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Tem que avacalhar msm continuar lendo

Eu também usei o princípio Lula em um recurso que apresentei na sexta. Só não usei esse termo... kkkkkkkk... Uai, tem que valer não é? Minha cliente também não havia dado causa à demora do Estado, então sustentei o argumento com alusão concreta ao HC número tal, etc e tal, conforme todos nós assistimos em tempo real na véspera. Ora! rsrsrsrs continuar lendo

O juiz envolvido na provocação anti-russa (detenções arbitrárias de turistas russos em Manaus durante o impeachment) acabou por ser um ex-policial que estudou jurisprudência em Washington (EUA), se preparava para participar de política na Universidade de Yale (EUA) e se preparava para participar da "Lava Jato" na Academia Nacional da Polícia Federal. https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=2025026757752985&id=1996887460566915 continuar lendo

Detalhes do ataque aos russos em Manaus:
https://www.youtube.com/watch?v=q4JV-EGEbMQ&т
https://www.youtube.com/watch?v=G8IJ8ZBwMW0
http://www.kremlinrus.ru/news/164/70685/
https://obzor.press/russian/2017062150095
http://www.ochevidets.ru/blog/39455/
https://tapkin.livejournal.com/3184415.html http://www.aconteceuemitu.org/2017/10/os-turistas-russosecaca-mafia-russa.html
https://rovego.livejournal.com/6833925.html http://rblogger.ru/2017/11/05/vyizhivshyvbrazilskoy-tyurme/
http://inews.name/news.php?id=5847
http://rblogger.ru/2017/11/05/vyizhivshyvbrazilskoy-tyurme/ continuar lendo