Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Projeto proíbe cobrança de juros abusivos por cartões de crédito

Publicado por Atualização Direito
há 5 anos

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei Complementar 278/2016, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que proíbe as operadoras de cartão de crédito a praticarem taxas de juros abusivas. A proposta limita em 12% ao ano os juros que ultrapassarem a média de mercado atual, que é de 12% ao mês.

Segundo Lucena, é preciso proteger os trabalhadores, principalmente aqueles que ficaram desempregados nos últimos tempos em razão da crise financeira do País.

“Quero dar um basta na cobrança excessiva e desproporcional de juros pelas operadoras de cartão de crédito, que tem penalizado milhares de famílias, que não conseguem pagar suas dívidas no cartão devido aos juros aplicado”, afirma Lucena.

O deputado informa que, atualmente, de maneira abusiva, os juros chegam a quase 480%.

“Não é razoável nem justo que assim o seja. Os bancos vêm apresentando lucros cada vez maiores. Atualmente, bancos são os investimentos com maior lucratividade no País, subvertendo toda a lógica de uma economia que urge desenvolver-se”, ressaltou.

O projeto estabelece também que, no caso de renegociação da dívida, deverá ser observada a menor taxa de juros praticada no mercado. Se o inadimplente comprovar que a dívida do cartão se deu por razão da perda de seu emprego, a renegociação da dívida junto às instituições financeiras incluirá o aumento do prazo de financiamento e a aplicação dos juros com base no sistema de juros simples e não compostos.

“Os aumentos excessivos dos juros incidentes sobre os cartões de crédito contribuem para o aumento da inadimplência, uma vez que as faturas atrasadas, em um determinado momento, tornam-se impagáveis”, salientou.

Fonte: CNC

>> Revisão de juros bancários | Teoria e prática

>> Aprenda a recorrer de quaisquer multas: teoria e modelos editáveis

>> 1300 modelos de recursos de multas


  • Publicações413
  • Seguidores1189
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações924
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-proibe-cobranca-de-juros-abusivos-por-cartoes-de-credito/721889086

Informações relacionadas

Advocacia Bruno H. Dourado, Advogado
Artigoshá 6 anos

Revisão de Juros do Cartão de Crédito

Natália Lima, Bacharel em Direito
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Ação de Divórcio Litigioso c.c Alimentos, Guarda dos Filhos e Partilha de Bens, com Pedido de Tutela de Urgência.

Paulo Tiago de Castro, Advogado
Artigoshá 7 anos

O que fazer quando existirem juros abusivos na cobrança de cartão de crédito?

Julio Matheus Da Silva Ferreira, Advogado
Modeloshá 3 anos

(modelo) Ação Revisional de Cartão de Crédito

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ótima notícia ,eu gostaria de saber ,por exemplo eu tenho um parcelamento de débito de cheque especial,e, cartão de crédito no Itaú,o valor do,capital,seria, 9,000,00',nove mil reais,fis uma negociação,de 48x698,,eu. te.pergunto está, certo, está cobranca,???, meu contato 11,981087517:: continuar lendo