Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Multa de trânsito pode ser questionada na Justiça após prazo administrativo

Publicado por Atualização Direito
há 4 anos

O prazo para questionar autoria de multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro é meramente administrativo, não afastando o direito de o dono do veículo levar o caso à Justiça para comprovar o verdadeiro responsável pela infração.

A decisão é da 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ao cassar acórdão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Com isso, o caso deve voltar ao juízo de origem para a produção de provas, a fim de demonstrar o responsável pelas infrações de trânsito.

No caso, por ser a dona do carro, a autora recebeu duas multas. A mulher, no entanto, alegou que não possui habilitação e que o veículo é usado por suas filhas. Ela chegou a pedir a anulação das multas pela via administrativa, mas a solicitação foi negada porque foi apresentada fora do prazo legal e para o órgão distinto do atuador.

A mulher então acionou a Justiça para comprovar o verdadeiro responsável pela infração. Na via judicial, requereu indenização por dano moral e as declarações de nulidade das duas multas.

O juiz de primeiro grau não acolheu o pedido da proprietária e entendeu que, como a comunicação do condutor da infração não ocorreu em tempo hábil, presume-se que a proprietária era a condutora do automóvel. Em sede de apelação, o TJ-RS manteve a sentença e afastou a nulidade dos autos de infração.

No STJ, o relator, ministro Gurgel de Faria, entendeu que a preclusão do prazo para informar o real condutor do veículo é meramente administrativa. “Com efeito, o proprietário do automóvel tem o direito de buscar a via judicial a fim de demonstrar que não foi o responsável pela infração de trânsito.

Fonte: Conjur

Siga-nos no instagram: Multas Zero

Veja também:

  • Publicações413
  • Seguidores1189
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações546
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/multa-de-transito-pode-ser-questionada-na-justica-apos-prazo-administrativo/846566596

Informações relacionadas

Hugo Moura ⚖, Advogado
Artigoshá 2 anos

Multa de trânsito pode ser questionada na Justiça após prazo do CTB, diz STJ.

IAPJ, Advogado
Artigoshá 3 anos

Como atuar em um flagrante em 10 passos

Transitto Recursos de Multa, Advogado
Artigoshá 5 anos

Qual é o prazo para recorrer a multa de transito?

Dr Carlos, Advogado
Artigoshá 5 anos

A importância do advogado durante o depoimento na delegacia e acompanhamento do Inquérito Policial.

É possível ser multado várias vezes no mesmo dia pelo mesmo motivo?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Eu mesmo, depois de ter o pedido negado pelo Jari e pelo Detran, consegui que a revisão fosse feita.
JARI E DETRAN não julgam nada.
Apenas querem receber. continuar lendo