Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Postagem de consumidor em rede social criticando empresa não gera dano moral

Publicado por Atualização Direito
há 4 anos

Consumidor que publicou críticas a empresa de materiais de construção não deve indenizar por dano moral. Assim decidiu a 3ª turma recursal dos Juizados Especiais do TJ/MS, ao negar provimento ao recurso interposto pela empresa. Para o colegiado, as pessoas que se dispõem a realizar comércio de produtos e prestação de serviços não podem se sentir imunes à crítica social.



A consumidora realizou publicação em rede social com os dizeres sobre uma empresa de material de construção: “Material de Construção. Onde não ir em Campo Grande, proprietária atende muito mal os clientes”, acompanhada de uma foto do estabelecimento.

A empresa, por sua vez, alegou que houve abuso do direito no teor da publicação e que outros comentários foram inseridos por usuários da rede social, vinculados à postagem.

Mero descontentamento

Em seu voto, o relator, juiz Francisco Vieira de Andrade Neto, ressaltou não vislumbrar que a conduta imputada à recorrida, por si só, é bastante para a caracterização de dano moral indenizável.

“Nem todos os dissabores e contrariedades da vida moderna dão causa a indenizações por dano moral, decorrendo do convívio social diversas situações desagradáveis que geram aborrecimentos, não passíveis de indenização.”

O juiz acrescentou que as pessoas que se dispõem a realizar comércio de produtos e prestação de serviços no âmbito do mercado de consumo não podem se sentir imunes à crítica social quanto à atividade desempenhada.

“Notadamente no caso dos autos em que a publicação questionada denota mero descontentamento do consumidor quanto a atendimento a ele dispensado, corroborado por várias outras pessoas, sem qualquer elemento capaz de indicar ter havido abuso no exercício do direito”.

Nesse sentido, manteve sentença que julgou o pedido improcedente.

Fonte: migalhas

>> Revisão de juros bancários | Teoria e prática

>> Aprenda a recorrer de quaisquer multas: teoria e modelos editáveis

>> 1300 modelos de recursos de multas

  • Publicações413
  • Seguidores1189
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações693
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/postagem-de-consumidor-em-rede-social-criticando-empresa-nao-gera-dano-moral/887498413

Informações relacionadas

Vitor Guglinski, Advogado
Artigoshá 9 anos

O consumidor pode ser constrangido a retirar da internet avaliação negativa sobre produto ou serviço? Resposta: depende.

Aurélio Ferreira, Advogado
Modeloshá 5 anos

[modelo] Alegações Finais Réu (ação de alimentos c/c investigação de paternidade)

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

Seção IV. Das Práticas Abusivas

Mauricio Rossi, Advogado
Modeloshá 6 anos

Contestação em Ação Indenizatória

Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo TJ-ES - APELAÇÃO CÍVEL: XXXXX-45.2018.8.08.0011

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente! Acredito que para a empresa consiga ser responsabilizada por casos desse tipo é preciso provar de forma muito clara a má-fé do consumidor. Afinal, se a reclamação for verídica e fundamentada, não há o que reclamar, mero aborrecimento! Parabéns pelo artigo! :) continuar lendo